(021) 2431-3403    |    contato@visionbarra.com.br    |   

Cílios: o destaque e a proteção dos olhos

Compridos e volumosos, os cílios oferecem um belo contorno aos olhos, mas têm funções bem mais importantes que somente a estética. Eles protegem contra poeira, insetos e outros problemas que podem machucar o globo ocular. Assim, tão importante quanto preservar a beleza e a saúde dessa área nobre do rosto, são os cuidados que ela exige.

Os olhos são uma região de extrema sensibilidade porque se trata de uma mucosa exposta. Por isso é tão importante lavar bem as mãos antes de manipulá-los. Na hora de usar maquiagem, também é preciso ter cuidado. Máscaras, por exemplo, devem ser utilizadas de dentro para fora, com movimentos da raiz até as pontas.

Dormir com o produto nos cílios também não é recomendado, pois pode causar irritações, alergias e até terçol – uma inflamação provocada por bactérias, como se fosse um cisto. O melhor é retirar a maquiagem o com um demaquilante próprio para os olhos ou shampoo neutro. O uso constante da máscara também pode contribuir para a queda dos cílios e a aplicação frequente de curvex pode quebrá-los.

Outro problema comum na região são as chamadas “caspas” nos olhos, pois é sinal de blefarite – doença crônica que causa inflamação no local. Normalmente a blefarite aparece com o frio, com  a ingestão de alimentos gordurosos e o estresse. As caspinhas tendem a cair dentro dos olhos e inflamá-los. Se tentar puxá-las, é grande o risco de tirar também o cílio. Lave o local com xampu neutro infantil (que não arde), assim a caspa amolece e vai saindo.

Bem como qualquer outro pelo do corpo, os cílios também se renovam. Mais precisamente, a cada três meses – então a queda é absolutamente normal. Porém, eles não crescem tanto como o cabelo. Desenvolvem-se até certo tamanho e param. O aparecimento de falhas pode ser o indício de inflamação nas pálpebras ou doenças como o hipotiroidismo.

Fonte: Medical Site