(021) 2431-3403    |    contato@visionbarra.com.br    |   

Presbiopia, a famosa vista cansada

Os olhos possuem uma lente natural responsável por focalizar diferentes comprimentos da visão, o cristalino. Com o passar do tempo, o cristalino perde a elasticidade e aqueles objetos que enxergávamos de forma muito nítida quando próximos, começam a ficar embaçados. Além disso, dores de cabeça ou fadiga depois de realizar tarefas que exigem a visão de perto também podem apontar o problema. A esse processo chamamos presbiopia, mais conhecido como “vista cansada”.

Costuma atingir todas as pessoas por volta dos 40 anos de idade e, por mais comum que seja, não dá para negar que interfere na qualidade de vida. Para aqueles que trabalham com computador, então, a carga de trabalho se torna mais pesada e o desempenho cai. Diante do problema, a primeira reação é afastar o objeto do foco da visão na tentativa de enxergá-lo melhor. Por isso a presbiopia também é conhecida como “síndrome do braço curto”.

Para piorar, não existe nenhum tipo de hábito ou atitude capaz de evitar ou retardar o enrijecimento do cristalino. O mais próximo de uma solução são os óculos de leitura e alguns tipos de cirurgia que modificam a curvatura da córnea, mas para aqueles que já possuem outras dioptrias como miopia, astigmatismo e hipermetropia, a correção é feita por lentes multifocais.

Embora não haja prevenção para a presbiopia, há para várias outras doenças que afetam o globo ocular. O ideal, neste caso, é frequentar o oftalmologista anualmente a partir dos 40 anos, não apenas para prevenir as possíveis enfermidades, como para acompanhar as inovações tecnológicas na área.

Fonte: Medical Site